Página inicial » Métodos e Ferramentas
Pesquisa de Marketing (ver quadro 4.1, página 124 do livro GDP) [?]
 
 
 

Descrição: " A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informação - infomração usada para identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing, gerar, aperfeiçoar e avaliar as ações de marketing, monitorar o desempenho de marketing e facilitar o entendimento do marketing e facilitar o entendimento do marketing como um processo. Saiba mais

 

Arquivos auxiliares [?]
São arquivos que podem ser utilizados separadamente ou em conjunto (quando especificado) para apoiar a aplicação do método.

Roteiro [?]
Descrição
M002-A01 Orientação básica para elaboração de questionário Descreve um breve e genérico roteiro para e elaboração de um questionário. Com certeza o documento sugere algumas diretrizes importantes, já que esse processo requer maior conhecimento do objetivo da pesquisa.
   
Software[?] Descrição
http://www.surveymonkey.com/home.asp É um sistema on-line para a realização de Surveys.
   
Exemplos [?] Descrição
Exemplos de questões de pesquisa Algumas formulações de questões
 

Referências e Links

Nas referências e links abaixo você pode obter informações adicionais sobre Pesquisa de Marketing.

1. AAKER, D. A , KUMAR, V. DAY, G. S. Marketing Research, Sixth edition, Jonh Wiley & Sons. New York, 1998.
2. CHURCHILL, G. A. Marketing: Criando Valor para os clientes. Editora Saraiva 2 ed. 2000.
3. BOYD, H. W., WESTFALL, R. Pesquisa mercadológica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973. 788 p.
4. KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 1981. 384 p. FMG: 1996 - viii, 187p.
5. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing - metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Atlas, 1993 - VI, VII.
6. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: Uma orientação Aplicada. 3 edição Ed. Bookman. 2001.
7. PLATOON, J.; BARCLAY, I. New product development from past research to future applications. Industrial Marketing Management, New York, NY, v. 27, n. 3, p.197-212, may 1998.

O site do IBOPE contém exemplos de pesquisas.

Versão atualizada em 19/03/2010