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Pesquisa de Mercado[?]
 
 
 
Pesquisa de Mercado
Descrição

 

Objetivo

Conceitos básicos da Pesquisa de Mercado

 
 
Descrição
Outros aspectos importantes

 

A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para o atingimento desses aspectos, define os métodos para a coleta das informações, gerencias e implementa o processo de coleta, analisa e comunica as respostas e suas implicações." Definição oficial de pesquisa de marketing - American Marketing Association.

Essa definição ressalta o papel da pesquisa de marketing como um auxílio ao processo de tomada de decisão. Um aspecto importante é a inclusão da especificação e interpretação da informação necessária. Freqüentemente a pesquisa de marketing é vista apenas como o processo de coleta e análise de dados para o uso de outras pessoas. A empresas podem obter e manter uma vantagem competitiva pelo uso criativo das informações do mercado. Assim, a pesquisa de marketing é definida como a entrada de informação para a tomada de decisão e não simplesmente a avaliação de decisões que já forma tomadas. Apenas a pesquisa de marketing, no entanto, não é garantia de sucesso; o uso inteligente da pesquisa é que é o fator chave para as conquistas negociais. Uma maior competitividade depende mais da forma como as informações são usadas do que das pessoas que possuem ou não as informações.

No Processo de Desenvolvimento de Produtos, a Pesquisa de Marketing tem participação fundamental no sucesso do lançamento e na melhoria de produtos existentes.

É fundamental que as organizações mantenham foco no cliente para o planejamento da qualidade. As três áreas necessárias para o planejamento da qualidade são:

  • Medir a satisfação atual do cliente;
  • Medir as necessidades do cliente na melhoria e no desenvolvimento de produtos;
  • Medir a fidelidade e retenção do cliente.
  • Medir a satisfação do cliente: medir a qualidade em atributos específicos que os clientes.
    • Características de valor para o cliente.
    • Características que representem benefícios
    • Características superiores à produto similares.


1. Etapas da pesquisa de marketing
2. Alternativas de Pesquisa de Marketing
3. Participação de pesquisa de marketing no PDP
4. Planejamento do processo de pesquisa
5. Construção do instrumento de coleta de dados
 
Versão atualizada em 19/03/2010