Passo 1
Definir (Define)
Objetivo
 

Identificar /validar a oportunidade de melhoria, desenvolver processos do negócio, definir os requisitos críticos do cliente e preparar-se para ser uma equipe de projeto eficiente.

 

Abrangência
 
Nessa fase, é elaborada uma carta contrato, uma espécie de contrato de trabalho entre a direção e a equipe de trabalho formada para um determinado projeto; nessa carta devem constar o estudo de caso do negócio, a definição dos objetivos, o escopo do projeto, o cronograma e a seleção da equipe de trabalho. 
 
Tipo/Descrição
Padrão
Padrões, Informações necessárias, ferramentas, métodos
   

Fluxograma do processo

 

Pesquisa de Mercado

 

Voz do Cliente

 

Dashboards

 

Analise do Fluxo de Valor

 

Análise SIPOC

 

Exemplo Gráfico da transição do projeto

 
   
Atividades
     
Título
Descrição
Referência

1. Definir

   
Validar/identificar oportunidade de negócio
 
validar/desenvover gráfico de projeto
 
Identificar ganhos rápidos e refinar processos
 
traduzir VC(Voz do Cliente) em RCCs (requisitos críticos do cliente)
 
Desenvovler diretrizes e regras básicas para a equipe.
 
Mapeamento dos processos envolvidos no projeto – para que seja conhecido completamente, passo a passo do desenvolvimento de cada atividade.
 
Analise de valor agregado de cada atividade
 
Os RCC’s(Requisitos críticos do cliente) são identificados, através do processo de Ouvir a voz do cliente. Os RCC’s devem ter indicadores para que o sigma do projeto seja encontrado e possamos classificar a empresa.   


 
   
Resultados Esperados

Carta Contrato
Plano de Ação
Mapas de Processo
Identificação de Ganhos Rápidos
Determinação dos RCC
Equipe Preparada

   
Melhores
Práticas


 

Versão atualizada em 19/03/2010