Caso 1: Empresa desenvolvedora de Software (TONINI et al., 2005)
Empresa mundial de desenvolvimento de software embutido. A empresa já era utilitária da metodologia Seis Sigma em seus processos industriais quando resolveu fazer uso dos Seis-Sigma na modalidade de software, aplicando-o a processos que apresentam-se mais vulneráveis e de risco para seus negócios. A organização tem certificação SW-CMM nível 3 e deseja subir para nível 4. Projetos, em geral, de curta duração.
A seguir, será descrito um projeto que objetivava à redução de erros de lógica de uma das equipes de programação, de acordo com o método DMAIC, que apresentou as seguintes atividades em cada fase:
Definir: Detectou-se um aumento significativo da quantidade de retrabalho na programação de software e em decorrência disso, elaborou-se este projeto.
Medir: Havia uma quantidade alta de horas gastas, além de uma variância também alta entre as médias das equipes, evidência discrepância técnica.
Analisar: Por meio de análise de causa e efeito, identificou-se as causas: falta de infra-estrutura, não atendimento de todas as exigências dos processos, falta de padronização de produtos, falta de ferramentas de automação e de treinamento adequado.
Melhorar: Utilização de FMEA (Failure Model and Effect Analysis) para buscar a priorização das ações de melhoria propostas.
Controlar: Utilizou-se o Gráfico de Controle Estatístico do Processo e notou-se uma sensível redução do tempo de construção do software que passou de 5h13’ (sigma 3,74) para 1h09’ (sigma 5,74).
Caso 2: Construção Civil (CARRION, 2005)
Construção de 45 prédios de 4 andares, cada prédio com 20 apartamentos, totalizando 900 unidades habitacionais. O intuito da construção é a promoção de reurbanização de uma favela da Zona Sul de São Paulo com duração de 14 meses, que objetiva proporcionar melhores condições de vida pelo oferecimento de infra-estrutura e de apartamentos econômicos.
A motivação para uso dos Seis Sigma: redução de desperdícios de materiais e de mão-de-obra por parte das empresas construtoras.
Utilizou-se o método DMAIC, na construção, para processo de projeto e construção habitacional. Abaixo, encontram-se descritas, de forma suscinta, as atividades realizadas em casa fase do método:
Definir: Alto índice de não conformidades rotineiras neste tipo de construção. Engenheiro Fiscal abre relatório a cada ocorrência de falha. Os tipos de falhas se repetem, variando geralmente em relação à quantidade. Então, definiu-se como meta a redução de 25% das não conformidades, abaixando o custo em, no mínimo, 20% entre janeiro e outubro de 2003.
Medir: Foi feito levantamento da quantidade e do tipo de falhas ocorridas em três dos 45 prédios do conjunto habitacional. Média de não conformidades foi de 57 por prédio, o que equivale a R$1800,00/prédio. Descreveu-se os tipos de falhas ocorridas e as suas respectivas quantidades em cada prédio mês a mês em quadros-resumo. Sendo que ocorreram 52 falhas no prédio 9, 62, no prédio 40 e 60, no prédio 41. As não conformidades encontradas estavam relacionadas a fundações, estrutura de concreto armado, alvenaria estrutural, controle tecnológico, esquadrias, acabamento, rede telefônica, pintura externa.
Analisar: A partir dos quadros-resumos de cada prédio, fez-se Diagramas de Pareto:
- Quantidade de não conformidades x categoria (tipo de falha detectada)
- Freqüência relativa (%) x Categoria
- Curva de freqüência acumulada (%) x Categoria.
Prosseguindo a análise, correlacionando agora o custo da correção de cada tipo denão conformidade, realizou-se novos Diagramas de Pareto e chegou-se a duas falhas prioritárias: de categoria 1- estacas hélice contínua executadas com excentricidade – no prédio 39 e de categoria 2 – erro na execução da concretagem das vigas das lajes nervuradas de concreto- nos prédios 40 e 41. Como o maior número de erros ocorreu no prédio 40, seguido pelo 41 e 39, respectivamente e como o problema de categoria 2 era o que representava o maior custo, resolveu-se então utilizar o Diagrama de Ishikawa para determinar a causa-raiz do problema da concretagem de vidas, dada por “mão-de-obra inexperiente e desmotivada que errou na utilização do vibrador de concreto” (CARRION, 2005, p. 8).
Melhorar: na busca pela melhoria, por meio da eliminação da causa-raiz levantada, traçou-se um plano de ação com o auxilio da ferramenta 5W1H – que, quem, quando, onde, por que e como.
O Plano de Ação 01 visou a correção da causa-raiz da categoria 2, mas fazendo-se levantamento de falhas no prédio 42, no qual foi executado teste piloto do plano de ação 01, encontrou-se 46 falhas. Resolveu-se então fazer nova aplicação do DMAIC para correção da execução da fundações dos prédios. Utilizando-se do DMAIC e executando igualmente os passos acima, chegou-se a causa-raiz do problema das fundações: “erro no içamento da armadura devido a defeito do guindaste e da máquina perfuratriz hidráulica, não tendo sido monitorada a verticalidade da torre e da estaca.”
Também realizou-se a geração de base da dados de DMAIC aplicado para retroalimentaçao do processo – aprendizado em novas obras e melhoria contínua em empreendimentos de Construção Civil.
Controlar: os resultados melhoraram e superaram as expectativas, pois ocorreu redução de 26% na quantidae total de não conformidades, sendo que o esperado era de 25%.
Caso 3: Rotatividade de fio de cobre (SENA et al., 2003)
A empresa em que foi aplicado o DMAIC é uma multinacional francesa que usa como matéria-prima o fio de cobre redondo. Pretendeu-se, por meio da metodologia, melhorar o giro de estoque e portanto, fazer um melhor uso do fluxo de caixa, diminuir desperdícios e evitar a má qualidade nos processos. Abaixo, encontram-se descritas, de forma suscinta, as atividades realizadas em casa fase do método:
Definir: A melhoria da rotatividade do fio de cobre foi definido como o problema-alvo após análise de que se tratava de matéria-prima fundamental do processo e, portanto, estratégica, e em decorrência de consulta no SAP - Systemanalyse and Programmentwicklung (Sistemas, Aplicações e Produtos para Processamento de Dados) - da empresa e constatação de um estoque excessivo que gera altos investimentos e compromete o fluxo de caixa da empresa.
Definiu-se o problema a atacar: o estoque. Também traçou-se meta: definição de nível adequado de material a ser comprado para que não haja interrupção do processo produtivo e ao mesmo tempo evite a manutenção de altos níveis de estoque. O escopo do projeto abrange o fornecedor e a empresa multinacional. Definiu-se o time de projeto e os resultados esperados: giro de 2 no estoque, melhoria no tempo de entrega por parte do fornecedor e financiamento do estoque pelo fornecedor. Duração do projeto estabelecida em 4 meses.
Medir: Por meio da base de dados do SAP, observou-se que no período de fevereiro de 2002 a fevereiro de 2003 o consumo de material sempre manteve-se abaixo do nível de material estocado. Utilizou-se de Histograma Acumulado para se encontrar a média da rotatividade – 0,5646 – e descobrir que se tratava de uma distribuição normal. O fornecedor tem lead time de 7 dias.
Analisar: Buscou-se analisar como era feito o pedido de compra, segundo fluxo de informação entre Engenharia, Planejamento e Compras. O Almoxarifado confere e distribui os materiais. Após visita ao Almoxarifado em companhia do setor de Compras, percebeu-se realmente que o estoque era alto, cerca de 2 vezes a produção mensal, o que era desnecessário vide lead time pequeno do fornecedor. As possíveis causas de estoque alta foram então identificadas por meio do uso do Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe.
Melhorar: Identificou-se como pontos a melhorar a necessidade de dados confiáveis de listas técnicas de produtos finais, informação precisa sobre entrega de fornecedor, para se calcular corretamente a quantidade certa e segura para a produção. Identificou-se também a necessidade de recursos como softwares confiáveis, treinamentos com uso de ferramentas estatísticas e entrada de dados confiáveis e reais no sistema. O processo será monitorado, por meio de relatórios mensais extraídos do SAP. Alguma atividades deverão ser realizadas para atingimento de melhoria proposta: acompanhar indicador de rotatividade, buscando-se atingir nível 2; realização de brainstorming para busca de causas de possíveis gargalos em compras e uso de métodos estatísticos para medir desvios de processo.
Controlar: Será realizado com o auxílio de relatórios provenientes do SAP e monitoramento do desenvolvimento das ações realizadas para se atingir rotatividade 2. Estreitamento da relação com fornecedor na busca do cumprimento de prazos e quantidades estabelecidos. Controle mais apurado de informações transmitidas entre departamentos. Assim que objetivo proposto for atingido, deve-se buscar novos pontos a melhorar e aplicar novamente os passos do DMAIC.
Referência completa
CARRION, C.W. Aplicação do método dmaic na construção civil : estudo de caso de obra habitacional. Anais do XII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de Novembro de 2005.
SENA, A. A.; MODESTO, I. C.; SILVA, C. E. S. Aplicação da metodologia DMAIC no estudo da rotatividade de fio de cobre redondo numa empresa multinacional francesa. Anais do XXIII ENEGEP – Ouro Preto, MG, Brasil, 22 a 24 de outubro de 2003.
TONINI, A. C.; LAURINDO, F. J. B.; SPINOLA, M. M. O Seis Sigma na melhoria dos processos de software. Anais do XII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de Novembro de 2005.