Página inicial » Métodos e Ferramentas
Otimizar Produto e Processo
(veja mais informações no tópico 8.9, página 374)
 
 

Descrição
O Planejamento de Experimentos (em inglês Design of Experiments, DOE) é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo. Esses planejamentos têm utilidade na varredura de fatores - isto é, identitificação dos fatores que afetam o desempenho de um processo. Ás vezes isso é chamado de caracterizção do processo. Uma vez identificado o subconjunto apropriado de variáveis de um processo, o próximo passo costuma ser a otimização do processo, ou seja, a determinação do conjunto de condições de operação para as variáveis do processo, que resulte no melhor desempenho do mesmo. A metodologia de superfície de resposta é uma abordagem para otimização de processos elaborada no início da década de 50 e aplicada inicialmente em indústrias químicas e de processamento. Outra metodologia que permite a otimização do processo é o EVOP - Evolutionary operation, uma abordagem para a manutenção de um desempenho ótimo.

Arquivos auxiliares [?]
São arquivos que podem ser utilizados separadamente ou em conjunto (quando especificado) para apoiar a aplicação do método.

Roteiro [?] Descrição
M4001-A01 Descreve um breve roteiro para a otimização de processos pela utilização de metodologias estatíticas.
Método de Superfície de Resposta A metodologia de superfície de resposta (MSR) é um conjunto de técnicas matemáticas e estatísticas úteis na modelagem e na análise em aplicações em que a rsposta de interesse é influentciada por diversas variáveis e o objetivo é otimizar a resposta.
EVOP O EVOP (operações evolucionárias) é um método de operações rotineiras que utiliza os princípios do planejamento de experimentos. O EVOP consite na introdução sistemática de pequenas mudanças nos níveis das variáveis operacionais de um processo. Admite-se que as modificações nas variáveis sejam suficientemente pequenas a fim de que não ocorram pertubações sérias na qualidade do processo, mas grandes o bastante para que eventualmente se descubram melhoramentos potenciais no desempenhodo processo.
   
Software [?] Descrição
Minitab O software auxilia o pesquisador a montar a planilha para o experimento, de acordo com o modelo desejado
   

Aplicação no modelo [?]
Este método pode ser utilizado nas seguintes atividades / tarefas do modelo:
1.5.8 Otimizar Produto e Processo
1.6.6 Otimizar produção

Referência e Links [?]

  1. George Box, Norman R. Draper Evolutionary operation : a statistical method for process improvement, New York, Wiley, 1998
  2. Cornell, J. A. & Khuri, A.I. Response Surfaces, 2 ed. Dekker, New York, 1996.
  3. Myers, R. H. & Montgomery, D.C. Response Surface Methodology: process and Product optimization Using Designed Experiments, wiley, New York, 1995.
Versão atualizada em 19/03/2010