Roteiro Brainstorming
Método Brainstorming

 

Objetivo

Gerar diversas novas idéias/soluções para um problema que admite diversas soluções

 
Abrangência
 

Obter idéias para novos produtos e para melhoria dos já existentes
Idéias para campanha de publicidade
Gestão de projetos – identificar objetivos de clientes, riscos, entregas, recursos, tarefas e responsabilidades.

 
 
Título
 
Tipo/descrição
Padrão

 Princípios

Observação de pensamentos que regem a elaboração/execução de um brainstorming.

M005-A02

 Regras

Fatores a serem observados para uma execução com sucesso.

M005-A03

 Organização das idéias

Checklist/ categorização das idéias para mais fácil avaliação

M005-A04
 
Passos do Brainstorming
Descrição
Ferramentas/
padrões/método

 

1. Pedir que os membros que irão participar do brainstorming leiam os princípios norteadores previamente, antes da sessão.


2. Na sessão de brainstorming propriamente dita, (caso necessário) discutir os princípios.

 

3. Elaborar um enunciado claro para o problema.

 

 

4. Organizar as pessoas em grupos.

 

 

5. Deixar o enunciado do problema visível a todos.

 

Passos

6. Informar aos participantes sobre as quatro regras de direcionamento do brainstorming e verificar se houve o entendimento delas.

 

7. Cada grupo deve eleger alguém para desenvolver função de secretariado, responsável por anotar as idéias e um facilitador, que deve relembrar as regras e estimular a participação de todos

 

 

8. Dar início a sessão de brainstorming e encerrá-la após 30 minutos.

 

 

9. Agrupar as idéias em categorias – usar checklist para auxiliar.

 

10. Formar grupo para avaliar as idéias e escolher as melhores.

 

 

11. Exposição das idéias selecionadas ao(s) grupo(s) que elaboraram para aprovação.

 

 

12. Finalização do brainstorming

 
 
 

Resultados
Esperados

Obtenção de um conjunto de boas idéias como solução para o enunciado proposto.

 

 

Melhores
Práticas

O grupo de geração de idéias deve ter entre seis e doze participantes. Se desejar trabalhar com mais pessoas, convém dividi-las em grupos que tenham o tamanho mencionado anteriormente. No final, unem-se todas as idéias geradas.

Passo 2

 

Convém que o grupo de avaliação seja formado por um número ímpar de pessoas, pois caso não haja consenso e uma votação seja requerida, não ocorra empate.

Passo 8
 
Versão atualizada em 19/03/2010