Roteiro
Brainstorming |
Método
Brainstorming
|
|
Objetivo |
Gerar
diversas novas idéias/soluções
para um problema que admite diversas soluções
|
|
Abrangência
|
|
Obter
idéias para novos produtos e para melhoria
dos já existentes
Idéias para campanha de publicidade
Gestão de projetos – identificar
objetivos de clientes, riscos, entregas, recursos,
tarefas e responsabilidades.
|
|
|
Título |
|
Tipo/descrição
|
Padrão |
Princípios
|
Observação
de pensamentos que regem a elaboração/execução
de um brainstorming.
|
M005-A02 |
Regras
|
Fatores
a serem observados para uma execução
com sucesso.
|
M005-A03 |
Organização
das idéias
|
Checklist/
categorização das idéias
para mais fácil avaliação
|
M005-A04 |
|
Passos
do Brainstorming |
Descrição
|
Ferramentas/
padrões/método |
|
1.
Pedir que os membros que irão participar
do brainstorming leiam os princípios
norteadores previamente, antes da sessão.
|
|
|
2.
Na sessão de brainstorming propriamente
dita, (caso necessário) discutir os princípios.
|
|
|
3.
Elaborar um enunciado claro para o problema.
|
|
|
4.
Organizar as pessoas em grupos.
|
|
|
5.
Deixar o enunciado do problema visível
a todos.
|
|
Passos
|
6.
Informar aos participantes sobre as quatro regras
de direcionamento do brainstorming e verificar
se houve o entendimento delas.
|
|
|
7.
Cada grupo deve eleger alguém para desenvolver
função de secretariado, responsável
por anotar as idéias e um facilitador,
que deve relembrar as regras e estimular a participação
de todos
|
|
|
8.
Dar início a sessão de brainstorming
e encerrá-la após 30 minutos.
|
|
|
9.
Agrupar as idéias em categorias –
usar checklist para auxiliar.
|
|
|
10.
Formar grupo para avaliar as idéias e
escolher as melhores.
|
|
|
11.
Exposição das idéias selecionadas
ao(s) grupo(s) que elaboraram para aprovação.
|
|
|
12.
Finalização do brainstorming
|
|
|
|
Resultados
Esperados
|
Obtenção
de um conjunto de boas idéias como solução
para o enunciado proposto.
|
|
|
Melhores
Práticas
|
O
grupo de geração de idéias
deve ter entre seis e doze participantes. Se
desejar trabalhar com mais pessoas, convém
dividi-las em grupos que tenham o tamanho mencionado
anteriormente. No final, unem-se todas as idéias
geradas.
|
|
Convém
que o grupo de avaliação seja
formado por um número ímpar de
pessoas, pois caso não haja consenso
e uma votação seja requerida,
não ocorra empate.
|
|
|