Completar processos de relacionamento com parceiros

Como surgiram novos recursos definidos na atividade anterior (canais e formas de relacionamento com parceiros), o uso desses recursos deve ser orientado pela especificação de um ou mais processos.

Veja que neste momento você já definiu os principais elementos operacionais do seu modelo de negócio.

Na verdade, estamos apresentando como sendo uma sequência, mas já afirmamos que você pode mudá-la segundo sua experiência.

ENTREGAS

Lembre-se que em uma primeira iteração você pode preencher o pôster e na segunda complementar com as listas.

Pôster do modelo de negócios (atualizar)

Continue a inserir post its no pôster (espaço para processos) com títulos dos principais processos de relacionamento com os parceiros.

Lista dos processos (atualizar)

Essa lista é uma tabela com os nomes do processo em uma coluna e atributos adicionais em outras colunas, que servem para colocarmos mais informações dos que as que caberiam em post its.

MÉTODOS

Reveja os 6 métodos genéricos para se definir elementos do modelo. Utilize a combinação que você considerar mais apropriada, com base na sua experiência, em especialistas ou nos materiais de apoio para essa atividade.

Um parceiro de SAC (serviço de atendimento de clientes) pode ser responsável por um processo de notificação de atendimento, em que ele se comunica diretamente com o provedor do serviço de atendimento (um outro parceiro) para acionar uma ação com base em um chamado.

O provedor do atendimento, por sua vez, pode ser responsável por um processo de acompanhamento da solução com comunicação direta com o cliente. Este provedor também pode ser responsável por um outro processo de reportar para você, o provedor do PSS, todo o andamento do processo de atendimento.

Um parceiro de SAC (serviço de atendimento de clientes) pode ser responsável por um processo de notificação de atendimento, em que ele se comunica diretamente com o provedor do serviço de atendimento (um outro parceiro) para acionar uma ação com base em um chamado.

O provedor do atendimento, por sua vez, pode ser responsável por um processo de acompanhamento da solução com comunicação direta com o cliente. Este provedor também pode ser responsável por um outro processo de reportar para você, o provedor do PSS, todo o andamento do processo de atendimento.

Como canais de comunicação teríamos aqui aplicativos web para celulares e de back office.

Material de apoio

MAP04.01 O mesmo pôster da atividade anterior.

MAP4.06 Template da lista dos processos: Neste formulário você pode registrar os nomes dos processos e atributos adicionais.

MAP04.07 Questões chave para a definição de processos: utilize este checklist com questões que podem auxiliar você a definir os processos.

MAP04.08 Padrões de modelo de negócio são soluções que se repetem e por isso podem ser usadas como referência.

MAP04.09 Lista de padrões de processo (modelo de referência). Você pode também baixar uma lista de processos, que será usada também nas atividades de definição da arquitetura de processo.45

DICAS

  • Essa atividade pode ocorrer antes da atividade de completar os recursos: canais de comunicação com parceiros. Ou seja, depois de os parceiros, que participam de alguns processos de negócio, você pode completar os processos e depois os recursos ou vice versa. Existe uma interdependência entre eles.
  • Após a realização desta atividade todos os processos estão definidos. Você pode repassar mais uma vez tudo o que foi feito. Mas lembre-se que somente quando você definir a arquitetura de processos é que todos os processos estarão definidos. Eles, porém, ainda terão de ser detalhados nas atividades de modelagem de processo para implementação.

Utilize exemplos e casos de outras áreas como inspiração.