Completar outros recursos

Agora que você já definiu os processos chegou o momento de completar a lista de recursos.

ENTREGAS

Lembre-se que em uma primeira iteração você pode preencher o pôster e na segunda complementar com as listas.

Pôster do modelo de negócios (atualizar)

Insira post its no pôster (espaço para recursos) com títulos dos principais recursos.

Lista de recursos (atualizar)

É a mesma lista que você usou quando definiu os recursos de comunicação. Complete com os novos recursos e atributos adicionais.

MÉTODO

Reveja os 6 métodos genéricos para se definir elementos do modelo. Utilize a combinação que você considerar mais apropriada, com base na sua experiência, em especialistas ou nos materiais de apoio para essa atividade.

Em especial o benchmarking e consulta a especialistas são dois métodos essenciais para se completar a lista de recursos.

Para cada segmento de mercado, proposição de valor e processos, existe uma enorme quantidade de opções de recursos que podem ser indicados. No entanto, no momento em que você definiu a proposição de valor, você deve ter limitado os tipos de opções possíveis.

Por exemplo, se você estiver em uma organização que possui excelência em um tipo de tecnologia, digamos IoT, e desejar criar oportunidades de negócio para aplicação desta tecnologia, você irá definir uma proposição de valor associada à IoT. Esta escolha já limitaria as alternativas de recursos que você teria para selecionar.

Não tratamos nessa metodologia pessoas com suas qualificações como recursos, como em outros métodos de desenho do modelo de negócio. Por isso não falaremos de pessoas nessa atividade. Temos uma dimensão do modelo de negócio especial para pessoas.

Mesmo assim, dependendo das decisões que forem sendo tomadas, uma enorme quantidade de alternativas pode surgir. Nessa metodologia não oferecemos nenhum checklist de recursos. Você deve procurar listas 

atualizadas, pois a tecnologia evolui rapidamente.

Depois de definir os processos na atividade anterior, você pode repassar um a um e decidir quais são os recursos chave que eles necessitam e que você precisa destacar na primeira iteração do modelo de negócio.

Os tipos de recursos a serem definidos podem ser:

  • Ativos;
  • Tecnologia;
  • Infraestrutura;
  • Financeiros.

Lógico que uma primeira versão dos recursos pode ser bem sucinta. Mas neste caso precisamos de outras iterações, caso contrário teremos uma lista muito superficial.

MATERIAL DE APOIO

MAP04.01 O mesmo pôster das atividades anteriores.

MAP04.02 Template da lista de recursos: É a mesma lista já utilizada

MAP04.10 Questões chave para a definição de recursos: utilize este checklist com questões que podem auxiliar você a definir os recursos.

MAP04.08 Padrões de modelo de negócio são soluções que se repetem e por isso podem ser usadas como referência.

Dicas

  • Trabalhar com a lista de recursos paralelamente com o pôster é uma boa prática, pois na lista você pode indicar os atributos adicionais, assim como a referência de quais processos necessitam desses recursos
  • Consulte fontes sobre tecnologias disponíveis que podem ser utilizadas como recursos
  • Procure ajuda de especialistas em tecnologia, pois ela avança muito e é difícil acompanhar todas as novidades