Como usar este guia?

Este guia não é um livro didático sobre servitização ou sistemas produto-serviço (PSS). Não apresenta a teoria. Ele é um guia de apoio para a aplicação da metodologia de servitização.

Antes de entrar na metodologia trazemos definições que adotamos neste guia. Em seguida mostramos benefícios, que você deve considerar para ficar motivado, e barreiras da servitização, que você deve tentar eliminar para ter sucesso no seu projeto de servitização.

Mas para entender e mesmo aplicar este guia você precisa de conhecimentos adicionais. Por isso, no final de cada capítulo listamos conhecimentos básicos necessários para a aplicação, assim como fontes de consultas adicionais.

Durante a apresentação das atividades iremos indicar links para que você possa buscar informações adicionais sobre os assuntos tratados.

Este guia está associado a um site (http://www.pdp.org.br/servmtd/ ).

Como comentado na apresentação pretendemos atualizar constantemente este guia. No site indicado estará sempre disponível a versão mais atual deste guia.

Além disso, todo material de apoio necessário para aplicação da metodologia estará neste site para você baixar e usar.

Vamos agora indicar alternativas de uso deste guia.

  1. Se você só deseja ter uma ideia geral sobre o que é servitização e PSS, indicamos que você leia as definições, benefícios e barreiras e procure outras fontes de leitura.
  2.  Se você quiser conhecer com maior profundidade a teoria sobre servitização e PSS, indicamos que você faça uma busca de outras fontes de consulta para acessar as publicações mais atuais.
  3. Se você já conhece o assunto e quer ter uma ideia ampla da metodologia de servitização, indicamos que você leia a visão geral da metodologia de servitização.
  4. Se você quiser aprender como aplicar a metodologia de servitização, você deve buscar conhecimentos básicos, teóricos e depois ler a visão geral da metodologia de servitização. Em seguida você pode estudar os demais capítulos. No entanto, avisamos que o completo entendimento desses capítulos demanda o estudo de vários conceitos teóricos, que indicamos no final de cada capítulo (na versão atual as seções de conhecimentos básicos e fontes adicionais de consulta estão incompletas – estão sendo atualizadas com uma descrição de cada indicação).
  5. Se você é um professor e deseja utilizar este guia para ensinar servitização e PSS, comece com outros textos e utilize este guia para um projeto prático com os alunos.
  6. Se você é um professor e deseja realizar um projeto prático com este guia, estude o guia por completo e defina um caso fictício com condições de contorno que já apresentam o resultado da análise do negócio. Escolha antes de definir seu caso fictício uma alternativa entre as descritas na seção “como configurar a metodologia para o seu projeto de servitização”.
  7. Se você deseja aplicar a metodologia de servitização em um caso real, partimos do princípio que você conhece os conceitos da servitização e de PSS. Comece a contrapor seus conhecimentos às definições colocadas. Estude a visão geral da metodologia e estude os capítulos restantes. Configure seu projeto com base na metodologia usando o capítulo “como configurar a metodologia para o seu projeto de servitização”.

    Como o desenvolvimento da metodologia de servitização é continuo, sempre estaremos aprimorando e, portanto, suas críticas são bem vindas. Você pode consultar “Limitação da metodologia e próximos desenvolvimentos” para saber se o que você está sentindo falta não está na nossa programação de evolução desta metodologia.

    Casos de aplicação da metodologia podem ser consultados somente no site.