Perspectiva hierárquica da metodologia de servitização

Perspectiva hierárquica da metodologia de servitização

 

Essa perspectiva mostra que hierarquicamente, tudo está abaixo do planejamento estratégico.Vamos descrever novamente os grupos de atividades, mas com o foco na relação hierárquica entre elas.
A análise de negócios ocorre paralelamente é a fonte de informações para as decisões no planejamento estratégico e definição de modelo de negócio.
A proposição de valor ocorre no início da definição do modelo de negócio e está inserida dentro do modelo de negócios.
O modelo de negócio como estamos acostumados a desenhar é a ponta do iceberg. Várias informações devem ser adicionadas para que possamos detalhar e lançar o PSS.
análise da viabilidade econômico-financeira ocorre entre o modelo de negócio e o detalhamento da arquitetura. Conforme o resultado da análise precisaremos atualizar o modelo de negócio e a arquitetura. Às vezes até a proposição de valor precisa ser mudada por causa dos resultados da viabilidade econômica.
A especificação das arquiteturas representa um nível mais detalhado dos elementos do modelo de negócio. É a parte de baixo do iceberg. É quando temos uma noção mais concreta de como será a solução em desenvolvimento.

O iceberg completo representa o design conceitual e arquiteturas que servem de referência para se detalhar, implementar, lançar e operar a solução.

roadmap de implementação inclui principalmente em uma escala de tempo quais os desenvolvimentos que devem ser realizados em termos de detalhamento e novas tecnologias para se atingir o que foi definido no modelo de negócio para se entregar valor para os stakeholders.
detalhamento é bem complexo e é um processo iterativo, no qual o ciclo design, prototipar, testar, avaliar e melhorar é mais intenso. Ele pode envolver atividades e métodos diversos dependendo do tipo de tecnologia que será empregada. Além disso, existem muitas publicações e conhecimentos consolidados que podem ser aplicados no detalhamento. Seria impossível consolidar todo esse conhecimento em um só guia. Está fora do escopo deste guia apresentá-las.
lançamento contempla aquelas atividades de implantação da cadeia de valor, assim como o acompanhamento do início da operação. Também é dependente da tecnologia e seria muito extenso colocar neste guia.
As atividades de operação são especificadas nas atividades anteriores. Devem ser consideradas somente aquelas de gestão do ciclo de vida do PSS, relacionadas com essa fase do ciclo de vida.
gestão de mudança e gestão de projetos, nessa perspectiva, estão em outro plano (observe a figura). Elas abrangem todos os níveis hierárquicos, pois lidam com as pessoas, a organização e todas atividades do projeto de servitização.