Definir as tecnologias de informação e comunicação

As tecnologias de informação e comunicação são o conjunto de recursos tecnológicos (softwares, hardwares, etc.) que, associados aos produtos e serviços, farão parte da entrega de valor.

Tecnologias de informação e comunicação

Depois de identificar as necessidades dos processos, serviços e produtos, as tecnologias de informação e comunicação deverão ser definidas.

Para identificar as tecnologias de informação e comunicação, observe o conceito da sua solução, sua arquitetura de processos e sua arquitetura de produtos. Comece a pensar como serão as interfaces entre produtos e processos. Você pode até mesmo começar a integrar sua arquitetura de produtos e de processos enquanto faz isso.  A partir dessa análise, comece a listar quais soluções de TIC serão necessárias para realizar as interfaces que a solução requer.

Você pode elaborar esta primeira entrega como uma lista. Ela será aprofundada na arquitetura de TIC.

Arquitetura de TIC

A arquitetura de TIC ilustrará a arquitetura dos artefatos de TIC da sua solução. No caso de hardware adquirido pronto, como um servidor, por exemplo, não se preocupe em detalhar a arquitetura do hardware. Apenas represente o hardware na arquitetura e as funções que terão interface com outros artefatos da solução. Caso o hardware seja desenvolvido por você, talvez ele deva estar em uma arquitetura de produto à parte.

Em caso de softwares adquiridos prontos, você pode representar na arquitetura de TIC apenas o software e suas funções que terão interface com outros artefatos. Se o software será desenvolvido por você, crie a arquitetura do software à parte também. Essa arquitetura será a base do desenvolvimento para seus programadores e desenvolvedores.