Identificar e analisar concorrentes

Os seus concorrentes são um fator crítico para a implementação de um modelo de negócio. Eles podem inviabilizar uma solução que você deseje implementar ou podem se tornar potenciais parceiros.

Não se limite aos concorrentes atuais. Busque novos concorrentes que podem estar surgindo no mercado e, caso deseje atuar em novos segmentos de mercado, descubra quais serão seus potenciais concorrentes nesses novos segmentos.

Assim, é importante que você saiba muito bem quem são seus concorrentes, os setores que eles atuam, as soluções que eles oferecem, suas forças e fraquezas, e, se possível, o que eles planejam desenvolver nos próximos anos.

Essas informações poderão ser úteis posteriormente, no momento de elaborar seu novo modelo de negócio. Caso seu novo modelo de negócio requeira uma boa infraestrutura de serviços que foi identificada como uma fraqueza de sua organização e um de seus concorrentes possua essa infraestrutura como uma força, você pode estabelecer uma relação de parceria com esse concorrente, ou então refutar este modelo de negócio – afinal, seu concorrente poderia copiar o modelo e oferecê-lo melhor do que sua organização.

Em uma startup? A presença de concorrentes fortes no segmento onde você pretende atuar pode aniquilar a sua startup. Para evitar problemas, busque segmentos com poucos concorrentes ou onde ainda haja grandes oportunidades. Independentemente do segmento, assegure-se que seu modelo de negócio possui uma forte barreira de entrada – ao menos por um período suficiente para recuperar o investimento e atingir lucros que permitam o desenvolvimento de novas soluções para manter a empresa forte no mercado.