Acompanhar operação

Acompanhar operação

Assim como devemos acompanhar a servitização, também devemos acompanhar a operação.

Precisamos certificar que, mesmo depois da liberação para operação, se as pessoas continuam engajadas e envolvidas com a nova perspectiva do negócio. Mas, como verificar isso? Veja se o que as pessoas estão fazendo ou como estão fazendo ainda está de acordo com a visão de mudança, se elas estão motivadas a trabalhar com o PSS, e se continuam acreditando que a servitização foi o processo de mudança mais efetivo para a sua organização. Isso terá o reflexo na qualidade dos processos, dos sistemas e na sustentação de toda a estrutura organizacional.

Lembre-se que o acompanhamento da operação deve ser ao longo de toda a cadeia de valor, com todos os parceiros e demais stakeholders.

Precisamos acompanhar tanto os aspectos gerenciais do PSS, quanto os financeiros e técnicos. Mais do que isto, enfatizamos que você também deve monitorar a satisfação das pessoas envolvidas e dos clientes em relação às novas experiências vivenciadas e entregues.

Durante o acompanhamento da operação, podemos verificar a necessidade de novas mudanças na cadeia de valor em prol do melhor desempenho de toda a operação e para agregar maior valor a todos os stakeholders envolvidos. Neste ponto, devemos seguir para a próxima atividade.