Acompanhar servitização

Devemos acompanhar todas as atividades da gestão de mudanças e da metodologia à medida que a servitização ocorre.

Lembre-se que as pessoas são os pontos focais da gestão da mudança, e a evolução delas também deve ser acompanhada na servitização.

Para a institucionalização da visão de mudança para a servitização, os sistemas, as estruturas, os processos, as políticas e normativas, e o próprio modelo de negócio de sua organização são continuamente modificados/atualizados. Afinal, é um processo iterativo. Mas, não podemos apenas realizar ações sem acompanhar o que está sendo feito e como está sendo feito. Mais do que isto, devemos também acompanhar as pessoas. Afinal, a efetividade das ações e a qualidade das entregas serão reflexos do comprometimento, envolvimento e atualização do mindset de todas as pessoas envolvidas na mudança.

Nesta atividade, podemos utilizar de várias formas para acompanhar a servitização, tais como:

  • Observações e conversas, que é uma forma de ter conhecimento sobre o trabalho e as atitudes das pessoas;
  • Identificação e solução de problemas que podem surgir ao longo da mudança;
  • Avaliação de desempenho da mudança e das pessoas envolvidas. Indicadores de desempenho podem ser estabelecidos (como por exemplo da quantidade de ciclos de planejamento ágil). A partir disto, pode=se ter o esclarecimento de papeis, feedback construtivo para as pessoas, a definição de treinamentos necessários, etc.
  • Gerenciamento de conflitos. Dependendo da situação, algumas estratégias podem ser utilizadas, como: evitar uma situação de conflito; negociar e encontrar soluções que satisfaçam a maior parte das pessoas; consenso; solução de problemas com diálogo aberto.

DICAS

  • Podemos definir um plano de gerenciamento de mudanças para estabelecer como as mudanças e as pessoas envolvidas podem ser monitoradas e controladas.