Definir e priorizar ações de inovação

Como já mencionado, os itens colocados no roadmap podem conter resultados do projeto de servitização que correspondem a elementos do modelo de negócio e suas características, assim como ações futuras que levem a novos desenvolvimentos.

Nesta atividade você vai extrair as ações de inovação do roadmap.  Algumas ações podem ter sido definidas durantes os workshops de criação do roadmap. Devem estar refletidas nos itens do roadmap. Outras você pode extrair durante workshops específicos para este fim (se necessário).

As ações podem ser registradas na planilha de ações de inovação para serem tratadas posteriormente. Algumas ações podem ainda ser documentadas em um formulário, no qual você pode descrevê-las com maiores detalhes. Isso pode ser útil para que informações sobre a ação sejam compartilhadas no futuro ou para o momento de se definir um projeto de inovação para essa ação.

Após definir as ações você deve classificar considerando os seguintes atributos:

  • Atividades para o projeto de implementação do PSS
  • Desdobrar em atividades do projeto de implementação do PSS
  • Ações futuras que devem ser incorporadas aos roadmaps de tecnologia da organização
  • Ações futuras a serem consideradas em futuros projetos

Em seguida você deve priorizar as ações de acordo com critérios, que sejam consistentes com o método de priorização selecionado.

ENTREGAS

Lista de ações de inovação

Formulário de descrição de uma ação

MÉTODOS

Priorização de ações: essa seleção pode ocorrer por meio de um ranking simples de notas; pontuação de critérios de seleção; média ponderada das ações; ou análise multicritério. Este último é mais sofisticado e exige uma quantidade maior de esforço.

Na própria planilha das ações, você pode efetuar a priorização (ver MAP07.03).

MATERIAL DE APOIO

MAP07.03 planilha de ações de inovação

MAP07.04critérios para avaliação das ações de inovação

MAP07.05 template de descrição de ação de inovação

DICA

  • Não complique. Se o seu projeto de servitização for simples, não pense agora em ações futuras. Concentre-se somente nas ações e resultados que poderão fazer parte do escopo do projeto de servitização.