Construir e avaliar roadmap

Esta atividade é iterativa e durante a sua realização pode ser necessário buscar novas fontes de informação, assim como modificar a estrutura do roadmap.

A estrutura do roadmap definida deve ser desenhada em uma lousa ou painel para que você tenha mais espaço para fixar os post its e depois fazer o relacionamento entre eles. Trabalhar com pôster limita essa atividade.

Você deve construir o roadmap por meio de workshops usando a estrutura definida. A quantidade de workshops não pode variar de acordo com a maturidade da sua organização em confeccionar roadmaps e em trabalhar em equipe, além de depender também do conhecimento tecnológico dos membros do time e seu envolvimento com as atividades anteriores.

Preste atenção da formação deste time de obtenção do roadmap de implementação. Ele deve ter pessoas que participaram da análise de negócio e da definição do modelo de negócio, assim como das arquiteturas. Além disso, coloque pessoas com poder de decisão e especialistas (internos ou consultores externos) que possam contribuir com visão sobre tendências e oportunidades

Você pode realizar um workshop para um conjunto de camadas ou para um período. Por exemplo, começar com um workshop para alocar no roadmap elementos do seu modelo de negócio que ainda não existem e que devem ser primeiramente implementados. Depois, em outros workshops, acrescentar itens relacionados com a tecnologia ou conhecimentos necessários para se obter o que foi especificado no modelo de negócio.

Outra opção é realizar workshops sem definir a priori uma sequência de preenchimento de regiões do roadmap.

Pessoas de visão mais ampla e com pouco tempo para participar dos workshops podem participar de sessões de avaliação do roadmap. Isso deveria ocorrer entre os workshops e não no momento de finalização do roadmap, pois pode ser que a equipe tenha de voltar atrás e rever conceitos e itens do roadmap.

Você pode preencher informações adicionais em um formulário de itens do roadmap, toda vez que o time sentir necessidade de detalhar o que está registrado no post it.

Realize no final dessa atividade um momento “oficial” de aprovação do roadmap.

ENTREGAS

Roadmap de implementação

Informações adicionais sobre itens do roadmap

MÉTODOS

Consulte a teoria sobre roadmapping e exemplos de roadmaps no livro sobre Roadmapping (5)

MATERIAL DE APOIO

Estrutura do roadmap definida

MAP07.02 formulário de itens de roadmap: este formulário é uma tabela contendo os seguintes atributos:

  • Identificação do item no roadmap (ID do item)
  • Título do item (como está no post it)
  • Descrição livre com informações adicionais sobre o item (você pode colocar aqui referências para fontes de informações externas que auxiliariam as próximas atividades)

DICAS

  • Avalie ao máximo paralelamente o roadmap
  • Quando necessário, atualize a estrutura padrão do seu roadmap para que futuros mapas incorporem as lições aprendidas.
  • Divulgue o roadmap para as pessoas envolvidas no projeto de servitização.
  • Às vezes é difícil desenhar a dependência entre as ações e resultados. Nesses casos, desenhe só as mais significativas; ou deixe que elas fiquem implícitas; ou registre no formulário do item do roadmap