Coletar e organizar informações de entrada

Quais informações você deve colocar no roadmap? Lembre-se que ele não representa um quadro para gestão do seu projeto e sim resultados que o seu projeto de servitização deve obter e também avanços futuros interligados com relações de causa e efeito.

Colete as informações das seguintes fontes:

  • Planejamento estratégico: quais as ações definidas relacionadas com a oferta de PSS.
  • Análise do negócio: quais as tendências sociais, tecnológicas (incluindo patentes) e de mercado. Se sua organização já trabalhar com roadmaps que consolidam algumas dessas tendências, reutilize-as. Se a análise realizada por outros processos não for atual, ou mesmo não tiver sido realizada, sua organização precisa coletar essas informações para poder montar um roadmap.
  • Diagnóstico da situação atual: pode ser que antes do projeto de servitização, ou mesmo durante a análise de negócio, você tenha realizado um diagnóstico da situação atual da sua organização. Mesmo sabendo que irá criar um novo modelo de negócio para oferta do PSS, pode ser que você utilize elementos do seu modelo atual. Como exemplo, podemos mencionar o caso de empresas estabelecidas que já possuem um produto (bem) e desejam realizar um projeto de servitização para ofertar o mesmo produto dentro de um PSS. Mudanças neste produto para poder atender aos requisitos do novo modelo de negócio podem ser consideradas ações de inovação.
  • Modelo de negócio: quais os elementos e suas características relevantes que precisam ser obtidos com a servitização
  • Arquiteturas: quais elementos adicionais precisam ser detalhados nas diversas perspectivas do modelo de negócio
  • Publicações
  • Benchmarking adicional
  • Conversas com especialistas
  • Visita a feiras

Analisar os possíveis registros de patentes durante um projeto de servitização faz com que a duração do projeto aumente em demasia. Você deve ter na sua organização uma área, um processo; ou uma pessoa / equipe (que se dedica eventualmente a isso); ou consultores que possam trazer essa informação de forma ad hoc. Em outras palavras, que estejam constantemente monitorando avanços em tecnologia e que possam manter dados atualizados sobre patentes.

Se sua empresa realizar a análise continuada de mercado por outros processos de negócio (como sugerido no início deste guia), ela irá fornecer relatórios constantes, que consolidam as informações relevantes sobre inovações tecnológicas

Essa lista de fontes de informações é uma sugestão, mas você pode adicionar quaisquer fontes que achar necessárias.

Consolide essas informações em relatórios, ou crie um índice para os relatórios existentes.

Crie um adesivo que represente cada uma dessas informações que você considerar relevante para o roadmap.

ENTREGAS

Consolidação de relatórios e fontes de informação

MÉTODOS

Análise documental com base nos resultados das atividades anteriores.