Refinar e estruturar a lista de processos de negócio

Você já definiu os processos de negócio principais do PSS no modelo de negócio. Na arquitetura, esses processos são refinados.

Um diferencial da metodologia é que entregas de algumas atividades anteriormente realizadas servem de entrada para a definição da arquitetura de processos. Agora, na arquitetura, aqueles processos são atualizados e detalhados.

Serviços são intangíveis. Eles representam ações que devem ser realizadas. Portanto a forma de representa-los são os processos. Por isso é que intitulamos arquitetura de serviços-processos. Durante a obtenção da proposição de valor, por exemplo, já havíamos representado os processos de forma mais abstrata. Por exemplo, quando definimos um mapa da jornada do cliente, podemos identificar partes de um processo de interação com os clientes. Na arquitetura, descemos a um nível mais detalhado.

Serviços são representados por processos

A arquitetura de processos e serviços abrange os processos de entrega dos serviços propriamente ditos e os processos de gestão da organização que fornecerão suporte para a entrega desses serviços.

O nível de detalhes da arquitetura de processos de serviços vai depender da necessidade de cada organização.

ENTREGAS

Lista dos processos

Os processos definidos no modelo de negócios devem ser atualizados em uma lista completa dos processos necessários à gestão e entrega dos serviços. Para isso, utilize o modelo de referência definido na atividade anterior – ele fornecerá uma gama de processos que podem compor a arquitetura da sua organização.

Reveja seu modelo de negócio e pense quais processos não estão na lista e serão necessários para oferecer a sua solução. Sua empresa precisa de processos adicionais? Todos os processos de suporte já estão previstos?

DICAS

  • No caso de processos que não são voltados para o contexto de PSS no modelo de referência, tente adaptá-los para esse contexto se julgar necessário.
  • Busque outros casos de soluções servitizadas para servir de inspiração. Você pode acessar o banco de casos[i] do “The Learning Network on Sustainability” (LeNS).

[i] O banco de casos do “The Learning Network on Sustainability” (LeNS) pode ser acessado no link http://www.lens.polimi.it/index.php?P=study_cases_select_case.php