Adotar referências para a definição dos processos

Sua organização já deve ter identificado a maior parte das referências que precisamos adotar para desenvolver o projeto de servitização. Muitas delas servem como benchmarking e de outras retiramos os requisitos para o desenvolvimento dos produtos, serviços e infraestrutura.

Nesta atividade, vamos nos concentrar somente em referências a serem usadas a definição da arquitetura de processos de negócio.

Em uma startup? O modelo de referência pode não ser um bom caminho para o seu caso. Pense na sua solução e tente montar uma estória contando a jornada de oferta da sua solução. Liste os processos que serão necessários para apoiar a sua solução: você precisa ofertar manutenção? E treinamentos? Haverá instalação do equipamento no momento da contratação?

ENTREGAS

Legislações pertinentes

A legislação pode influenciar sua solução diretamente. Para ter certeza que não haverá imprevistos no futuro em relação a isso, recupere informações sobre legislações que foram definidas anteriormente e analise quais as considerações que temos que fazer para modelar os processos.

Modelo de referência de processos de negócio

Um modelo de referência de processos é um padrão que fornece um conjunto de melhores práticas para a construção da arquitetura de processos.

Selecione um modelo de referência de processos que esteja alinhado com as necessidades do projeto. Podem ser definidos os critérios para a escolha e seleção do modelo. Não existem ainda modelos de referência de processos específicos para os processos operacionais de PSS. No entanto, modelos mais específicos podem surgir no futuro. Enquanto isso não acontece, a sugestão é a adaptação de modelos genéricos para o uso em PSS.

MATERIAL DE APOIO

Um modelo que você e seu time podem utilizar como referência para adaptação é o modelo de referência de processos Process Classification Framework da APQC[i], o qual apresenta uma abordagem voltada tanto para produtos quanto para serviços.

[i] O Process Classification Framework da APQC pode ser acessado no site https://www.apqc.org/pcf