Definir taxa de desconto

O valor do dinheiro varia no tempo. Um valor monetário hoje não será o mesmo no futuro. O poder de compra diminui se não for corrigido. Se quisermos fazer uma comparação entre entradas e saídas de um fluxo de caixa futuro temos de corrigir os valores para uma mesma data. Para isso usamos uma taxa de juros, que na análise da viabilidade econômico-financeira chamamos de taxa de desconto. Ela pode ser calculada de várias maneiras.

ENTREGA

Taxa de desconto

As taxas de desconto podem ser:

  • Taxa de correção de mão de obra (inflação) anual,
  • Taxa de correção de equipamentos e serviços (anual),
  • Taxa de correção de receita (anual),
  • Custo de Capital (Anual),
  • Depreciação do Imobilizado a.a.,
  • Depreciação do Imobilizado (ciclo financeiro de 5 anos)
  • Taxa Mínima de Atratividade (TMA)

A taxa de desconto mais utilizada na análise da viabilidade econômico-financeira é a taxa mínima de atratividade (TMA).

A TMA deve considerar o custo de oportunidade. Ou seja, seu valor deve remunerar o investidor, comparando-se a outros investimentos (oportunidades) já conhecidos (ações, CDB, CDI, caderneta de poupança). Aqui deve ser considerado o quanto o dinheiro renderia se fosse para alguma dessas aplicações versus o quanto o dinheiro renderia se fosse investido no seu negócio. Deve também incluir a taxa de risco de investir no negócio, já que depende dos sócios, do mercado brasileiro, legislação, entre outros, diferente do investimento anterior com o risco relativamente já contabilizado pelo investidor). Se o risco for grande, o investidor vai desejar uma taxa maior.

Às vezes utilizamos para o cálculo da TMA o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC: Weighted Average Cost of Capital). Em outras palavras, a TMA é a taxa mínima que o dono do capital acha atrativa para investir no projeto de servitização se comparar com os outros tipos de investimentos.

As taxas de correção (mão-de-obra, receita, equipamentos e serviços) devem ser pensadas como um ajuste do valor em relação ao tempo.

É preciso se atualizar frequentemente em relação aos valores destas taxas, pois tanto a inflação quanto as taxas de juros básica do banco central influenciam

MÉTODOS

Métodos calcular a taxa mínima de atratividade [i] (TMA)

[i] Para se calcular a taxa mínima de atratividade (TMA) você pode visitar este site.

MATERIAL DE APOIO

>>MAP05.01– aba premissas

Quanto mais inovadora a sua oferta, mais incerteza teremos na definição das premissas. Portanto, maior o risco. Isso deve ser considerado na tomada de decisão.

DICAS

  • Verificar os valores mais recentes da inflação, taxa de juros e do rendimento dos investimentos;
  • Definir bem os valores desta parte, pois eles são a base para as próximas atividades estarem com valor atualizado.
  • Pessoas do setor de contabilidade e/ou financeiro devem participar da definição das taxas.