Avaliar modelo de negócio

Durante o desenvolvimento do modelo de negócio e após a sua consolidação, ele deve ser avaliado por meio de workshops com stakeholders selecionados utilizando:

  • Apresentação de se cenários de simulação de seu funcionamento
  • Apresentação do pôster do modelo de negócio com pessoas do time de desenvolvimento com acesso às listas de detalhes para fornecer esclarecimentos adicionais

Por meio de discussões pontuais com stakeholders selecionados

Realização de benchmarking com outras organizações. Este método já deve ter sido utilizado durante a definição dos elementos individuais do modelo. Mesmo assim, após a sua finalização, um benchmarking específico pode ser realizado para avaliar a consistência entre os elementos do modelo de negócio frente a práticas de outras organizações.

Stakeholders selecionados

Não precisamos apresentar o modelo de negócio para todos os stakeholders, mas somente para aqueles que seriam afetados por detalhes do modelo.

Comparação com padrões de modelo de negócio. Da mesma forma que no caso anterior, padrões devem ter sido utilizados para a definição de elementos individuais do modelo. A comparação da versão completa deve ser incentivada pelo mesmo motivo: avaliar a consistência entre os elementos do modelo.

Utilizar um roteiro de tópicos a serem considerados pelas pessoas que irão avaliar o modelo de negócio.

DICAS

  • O envolvimento do cliente durante a definição do modelo de negócio deve ser incentivada, pois isso permite uma avaliação durante seu desenvolvimento.
  • Podemos especificar modelos de negócio alternativos que se diferenciem por alguns elementos. Não precisamos decidir agora qual modelo adotar. Devemos deixar para evoluir mais com a avaliação de investimento (cenários) e somente depois decidir qual modelo de negócio deve ser adotado.