Revisitar e analisar a proposição de valor

Revisitar e analisar a proposição de valor

O centro do modelo de negócios já foi definido nas atividades anteriores de proposição de valor. Dessas atividades resultaram: a proposição, de valor (conceitos iniciais dos produto e serviço e benefícios para os stakeholders), além das informações sobre os stakeholders, mercado e clientes foco.

ENTREGAS

Lembre-se que em uma primeira iteração você pode preencher o pôster e na segunda complementar com as listas

Pôster do modelo de negócios com a proposição de valor

Iniciamos inserindo os post its que resultaram da proposição de valor. Eles fornecem uma visão sintética da proposição. Porém, lembre-se de todas as entregas resultantes da fase anterior. Fora o mapa com os post its, temos tabelas, planilha, listas e descrições. Vamos aproveitar todo este material.

MÉTODOS

O mais importante é o conhecimento que os participantes obtiveram durante a proposição de valor.

Analisem em grupo as demais informações obtidas na fase de proposição de valor.

MATERIAL DE APOIO

MAP04.01. O template principal é o pôster em branco do modelo de negócio.

Dicas

  • Na ilustração mostramos o perfil dos stakeholders e as proposição de valor com os formatos do pôster da proposição de valor (template que chamamos de value ring). Mas isso não deve ser uma preocupação, coloque os post its na região reservada para o segmento de mercado / stakeholders e na de proposição de valor
  • Utilize post its de cores diferentes para representar stakeholders ou segmentos de mercados diferentes.
  • Repasse os post its com as informações existentes nos documentos adicionais resultantes da fase anterior.
  • Preste atenção nas priorizações da fase anterior. Vamos focar no que é mais importante, segundo os critérios ponderados na fase anterior.
  • A análise em grupo pode ser realizada em um workshop, no qual poderiam ser convidadas outras pessoas que participaram das fases anteriores do projeto de servitização.
  • Convide também pessoas envolvidas na análise de negócio, mesmo que ela tenha ocorrido por meio de outros processos de negócio da organização.

Métodos genéricos para se definir elementos do modelo de negócio

Depois de se analisar, consolidar e documentar os resultados da proposição de valor na atividade anterior, vamos definir os demais elementos do modelo de negócio.

Existem 6 métodos genéricos que podemos aplicar para se obter esses elementos:

  • De forma livre procurando entregar valor aos clientes, alinhado com a proposição de valor e baseado na experiência do time e/ou especialistas convidados;
  • Realizando benchmarking com outras empresas do mesmo segmento ou de outros segmentos usando analogias que já oferecem PSS;
  • Respondendo a perguntas padrão que direcionam o seu raciocínio na definição dos elementos (cheklist);
  • Usando como referência padrões de modelo de negócio de PSS, que foram estruturados e documentados como fonte de consulta para inspirar novos negócios;
  • Consultando uma lista de possíveis padrões de elementos de modelos de negócio de PSS.

Você pode aplicar uma combinação desses métodos. Eles são chamados de métodos genéricos, pois ocorrem em todas as atividades.

As particularidades de aplicação desses métodos, para obtenção de cada elemento, serão descritas nas seções correspondentes. Da mesma forma, novos métodos relacionados com uma atividade ou entrega específica serão descritos.