Definir o desafio da servitização

Iniciamos a proposição de valor com a formulação do desafio a ser solucionado com a servitização.

ENTREGAS

Desafio

O desafio fornece uma visão para que possamos direcionar a servitização, a qual deve estar alinhada com a visão estabelecida para efetuar a gestão da mudança. Sugerimos que o desafio siga o formato de uma pergunta, com a estrutura “Como podemos …?”.

Um bom desafio deve prover um primeiro direcionamento do segmento de mercado e deve estar relacionado a um objetivo estratégico da organização. Ele pode ser composto de uma primeira versão sucinta da descrição de alto nível de um grande problema a ser resolvido (ex: “Como podemos reduzir o número de mortes no trânsito nas estradas paulistas?”), uma grande necessidade/ desejo a ser satisfeito (ex: “Como podemos ajudar mães a amamentar por um período maior?”) ou oportunidade a ser aproveitada (ex: “Como podemos prover nosso produto X para o mercado de consumidores veganos?”).

O desafio surge dos resultados da análise do negócio (fase anterior) ou pode ser formulado a partir de um insight de um patrocinador do projeto de servitização. Neste último caso, existe um risco intrínseco em todo o processo, pois podem faltar diversas informações básicas para direcionar a servitização.

O desafio deve ser relevante e motivador para que a equipe como um todo se sinta estimulada a resolvê-lo. Assim, recomendamos que ele seja elaborado em equipe. Você pode desenvolver uma lista de desafios com seu time e selecionar aquele que considerarem mais relevante. Outra possibilidade é escrever uma primeira versão do desafio e melhorá-lo até que ele esteja relevante, motivador e no nível de detalhamento adequado.

Lembre-se que o processo é iterativo. Logo, você pode alterar o desafio conforme o seu entendimento sobre os stakeholders se aprofunda. O segmento proposto inicialmente pode não ser significativo e seu time pode decidir redirecionar o desafio.

Como a servitização é um processo iterativo, durante a realização das demais atividade você deve verificar se o desafio permanece relevante e motivador e se as necessidades dos stakeholders estão compatíveis com o desafio. Caso contrário, atualize o desafio. Nas atividades subsequentes, verifique se as soluções propostas se mantêm alinhadas com o desafio. Caso isso não ocorra, precisamos atualizar os desafios ou os resultados.

Se o desafio estiver adequado, você deverá ser capaz de responder a essas perguntas e pensar em ao menos três soluções em poucos minutos.

MÉTODOS

Recomendamos manter o formato do desafio como uma pergunta na estrutura “Como podemos…?”.

O guia de “Human-centered design”[i] da IDEO propõe uma série de perguntas (“Frame your design challenge”) que podem ajudar na criação de um desafio relevante e motivador. Essas perguntas podem ser resumidas nas seguintes:

  • Qual problema você quer resolver?
  •  

Dependendo do nível de maturidade do seu time com o contexto em que ocorrerá a servitização, a descrição do desafio pode ser mais ou menos específica. No entanto, ele deve ser específico o suficiente para delimitar o escopo e amplo o suficiente para permitir inovação.

  • Qual impacto você quer gerar?
  • É possível descrever em alto-nível o contexto e restrições que o desafio proverá?
  • Quais são as possíveis soluções?

DICAS

  • Mantenha o desafio sucinto – como uma única frase;
  • Garanta que o desafio seja relevante e motivador;
  • Preferencialmente, elabore o desafio em equipe;
  • Mantenha o desafio à vista do seu time no ambiente de trabalho.

[i] A IDEO é uma empresa americana conhecida por usar amplamente e divulgar a abordagem do design thinking. Mais informações sobre a IDEO podem ser acessadas no site da empresa: https://www.ideo.com/. O guia “Human-centered design” foi publicado pela IDEO para auxiliar designers a criarem impactos positivos em comunidades carentes, melhorando sua qualidade de vida. Neste guia, é possível encontrar diversos métodos que podem ser aplicados para auxiliar nas atividades relacionadas à proposição de valor. Acesse o guia no seguinte link: https://www.ideo.com/post/design-kit.