Elaborar modelo de negócio atual

Neste momento, pode-se elaborar uma visão macro do modelo de negócio atual. Esta atividade deve ser realizada apenas se você já possui um modelo de negócio que passará pelo processo de servitização – assim, o time poderá reaproveitar ao máximo recursos que a empresa já tem implementados na criação do novo modelo de negócio.

Como já explicado neste guia, o modelo de negócio pode ser comparado a um iceberg, onde um CANVAS do modelo de negócio é comparado à ponta do iceberg e todo o detalhamento do modelo de negócio compõe a parte submersa do iceberg. Nesta atividade, sugerimos que você se limite a um CANVAS do seu modelo de negócio atual.

Caso sua organização já possua uma documentação do modelo de negócio atual, apenas deixe uma síntese visível para o seu time de desenvolvimento. Caso não haja esse tipo de documentação na sua organização, você pode utilizar a ferramenta de Business Model Canvas [i](veja seção “Modelo de Negócio”) para realizar esta atividade.

[i] O Business Model CANVAS é muito popular e pode ser utilizado para se desenhar tanto a situação atual como a situação futura (deseja) do seu negócio. Neste guia adotamos o CANVAS para registrar a situação atual e propomos uma variação dele para a criação do novo modelo de negócio. Você pode consultar sobre este método no site oficial do CANVAS https://strategyzer.com/canvas/business-model-canvas