Monitorar Tecnologia

Novas tecnologias são viabilizadoras de novos modelos de negócio. Basta ver quantos novos modelos de negócio foram viabilizados por novas tecnologias. O Netflix se tornou viável devido à transmissão streaming. O Uber e modelos de negócio que trabalham com carros compartilhados requerem tecnologias IOT para localização dos carros, acionamento dos serviços, assim como outras possíveis funcionalidades.

Para iniciar o processo de servitização, é interessante saber não só as tecnologias que sua organização já domina, mas também as tecnologias que sua organização está desenvolvendo, as tecnologias que seus concorrentes já dominam, as tecnologias que estão disponíveis no mercado e as tecnologias que estão sendo desenvolvidas em outras organizações.

Se a sua organização já monitora tecnologias como um processo padrão, utilize esses resultados para esta atividade. Caso contrário, você pode utilizar técnicas de benchmarking para avaliar as tecnologias disponíveis, analisar as últimas patentes publicadas para encontrar novas tecnologias, analisar publicações sobre tendências tecnológicas na área de interesse, e analisar relatórios de prospecções de desenvolvimento que possam ter sido publicados pelos seus concorrentes.

Lembre-se que a fase de análise do negócio deve ser breve, trazendo informações suficientes para que a equipe possa direcionar o desenvolvimento da solução servitizada. Não se preocupe em realizar uma busca sistemática de todas as tecnologias.

 

Em uma startup? Se você começou sua startup pois sua equipe domina uma determinada tecnologia, é importante que você verifique se o mercado que ela disponibiliza já não está saturado e, principalmente, se ela não está prestes a ser substituída por uma nova tecnologia. Não seria interessante perceber que sua tecnologia já está obsoleta quando sua empresa estiver prestes a lançar a solução no mercado.