Institucionalizar novas abordagens

Sabemos que as pessoas, incluindo os próprios líderes, devem ter seu mindset mudado durante a gestão de mudanças na servitização. O foco deve ser para uma oferta integrada de produtos e serviços, e não somente de produtos puros. As pessoas precisam acreditar nessa proposta!

Ao institucionalizar as mudanças da servitização, um novo estado atual passa a existir na organização.

Então, nesta atividade devemos usar a credibilidade para mudar os sistemas, as estruturas e as normativas para se tornarem, efetivamente, compatíveis ao lançamento e operação do PSS.

Devemos atualizar ou revigorar os processos já existentes, ou consolidar novos processos na cadeia de valor. Podemos contratar, promover ou desenvolver pessoas para contribuírem na institucionalização das novas abordagens. Toda a estrutura (seja organizacional ou física) para a operação do PSS também pode começar a ser preparada, e as modificações necessárias são realizadas.

A partir disto, as mudanças começarão a ser institucionalizadas na cultura organizacional. Mas, não é um processo rápido ou simples. Isso depende do relacionamento entre os líderes e as demais pessoas envolvidas e/ou impactadas pela servitização. Também podemos ter os reflexos das parcerias firmadas previamente.

Enfatizamos, novamente, que a consolidação das mudanças e de seus ganhos começa com as pessoas, com a mudança do mindset delas… A partir disto, novos padrões, conceitos, hábitos, crenças e valores podem surgir.

DICAS

  • A implementação das mudanças, e a consequente institucionalização delas, pode ocorrer por meio do uso de um roadmap[i].

[i]O roadmap é um mapa em que os objetivos estratégicos e as ações podem ser formalizadas considerando-se horizontes de tempo, e incorporando múltiplas perspectivas que apoia a integração de diferentes aspectos do negócio. Provê um formato visual de comunicação e entendimento das estratégias e ações a serem implementadas. Ele também ajuda na implementação de mudanças. Saiba mais sobre o roadmap e seu processo de desenvolvimento em https://www.cambridgeroadmapping.net/roadmapping-as-process/

A forma de se fazer a institucionalização das mudanças pode variar de acordo com a visão da mudança e com o contexto organizacional.