Motivar e dar poder de decisão

Agora que as pessoas já conhecem a visão de mudança, precisamos motivá-las e encorajá-las rumo a novas ideias e ações.

Já sabemos que a mudança rumo à servitização requer o envolvimento, adesão, e cooperação de várias pessoas com diferentes perfis, sejam elas novas ou não na organização.

Aqui, podemos definir novos papeis, que sejam diretamente relacionados à mudança, para algumas pessoas.

E o papel de motivar as pessoas também é da liderança, que deve possuir poder e comprometimento suficiente para guiar os esforços de mudança e orientar as pessoas.

Empodere as pessoas para que elas corram riscos, realizem ações não tradicionais, e possam participar das decisões e no apoio à aceitação da mudança por outras pessoas. Podemos fazer o empoderamento por meio de cinco formas diferentes[i]: pela comunicação continuada da visão de mudança; alinhando sistemas e estruturas para a visão; provendo treinamento às pessoas diante de novos sistemas e estruturas; lidando com pessoas resistentes à mudança; e, efetivamente provendo a responsabilidade de certos projetos para o time. 

[i] As cinco formas de se fazer o empoderamento das pessoas em direção à mudança é apresentado de forma detalhada em uma edição da Forbes. Veja aqui: https://www.forbes.com/sites/brentgleeson/2017/03/21/5-ways-to-empower-and-engage-employees-to-lead-change/#2fcdb76318fa

Precisamos mudar o mindset das pessoas, incluindo dos líderes (e especialmente dos líderes!)

Capacite as pessoas para a mudança e as oriente quanto à importância do desenvolvimento e entrega integrados de produtos e serviços. Elas se sentirão mais engajadas ao compromisso da servitização

Ao empoderarmos e motivarmos as pessoas, elas se sentirão mais abertas à saírem da zona de conforto e a estabelecerem um senso de urgência rumo à mudança.

Devemos prover a flexibilidade para o time, a capacidade de resolução de problemas e a autonomia para a tomada de decisões.

Devemos, também, confrontar e remover as barreiras à mudança. Isso significa que precisamos eliminar barreiras humanas, normativas e em sistemas/estruturas que atrapalhem a implementação da visão de mudança. Mas, tenha cuidado. Não realize ações drásticas que possam gerar revolta nas pessoas. A mudança deve ser realizada de pouco a pouco, mas de forma continuada. Saibam negociar!

DICAS

  • Trabalhe com pessoas de mente aberta, que acreditem no processo de servitização e estejam alinhadas à visão de mudança, e também, às estratégias organizacionais.