Comunicar com stakeholders

A comunicação flui de cima para baixo. Os líderes devem ter a ciência de que as pessoas não sabem de tudo que está na mente deles.

Mas, também deve ter uma comunicação aberta e um feedback contínuo de baixo para cima.

Identificadas as pessoas que irão participar da mudança e todas aquelas que podem ser impactadas pela servitização de sua organização, precisamos (stakeholders definidos na proposição de valor) devemos nos comunicar sempre com eles durante e depois da servitização.

Desde o início precisamos passar a visão de mudança. Devemos comunicá-la de forma clara e objetiva. Por meio da comunicação, a mensagem-chave da visão é transferida para todos stakeholders.

A sua organização deve determinar quais os líderes que irão comunicar a visão, e quando será o primeiro momento que isso será feito. Os líderes possuem significativa relevância nessa atividade, pois é necessário que tenham credibilidade e faça a comunicação no momento certo. Para garantir a efetividade, após a primeira comunicação da visão de mudança, ela deve ser “operacionalizada”. Ou seja, ela deve ser transmitida continuamente por meio, por exemplo, de e-mails, reuniões formais e informais, apresentações, comunicação escrita nos murais da organização, intranet, etc.

Durante o projeto de servitização a comunicação deve fluir para facilitar o entendimento e o engajamento de todos.

Os mecanismos de comunicação devem ser institucionalizados e incentivados por todo o ciclo de vida do PSS.

DICAS[i]

Keep it simple! – Mantenha simples!

  • Para a comunicação da visão de mudança rumo à servitização, os líderes de sua organização devem ser capazes de fazê-la em 60 segundos. Após a comunicação inicial, a visão deve ser reforçada continuamente, mesmo que exija a transmissão de mensagens redundantes.
  • Use figuras verbais para explicitar a visão, como histórias, metáforas, analogias e exemplos.
  • Os líderes de sua organização são vistos como o exemplo no processo de mudança. Então, eles devem “fazer o que falam”.

[i] Para entender com mais detalhes os princípios primordiais para uma comunicação efetiva da visão de mudança, veja o link https://www.inc.com/brent-gleeson/6-principles-for-communicating-a-powerful-change-vision.html