Definir o perfil organizacional preliminar

Agora que temos a visão de mudança definida, precisamos identificar o perfil das pessoas que atuarão como “agentes de mudanças” e também daquelas que precisam estar envolvidas em atividades de mudanças específicas em direção à mudança maior, que é a servitização.

Com base nos principais valores e princípios da visão, precisamos identificar, preliminarmente, quais são as capacitações e papeis das pessoas para contribuir para a servitização, ou seja, precisamos definir os perfis. Lembre-se que as pessoas estarão capacitadas para fazer parte do processo de mudança somente se forem qualificadas e tiverem as habilidades requeridas.

 

Veja que, inicialmente, o perfil organizacional é apenas preliminar. Ele será atualizado durante a elaboração do modelo de negócio, e pode ser detalhado ainda mais nas atividades subsequentes. Isso significa que novas capacidades e papeis podem ser requeridos às pessoas à medida que a servitização ocorre. A definição do perfil organizacional é realizada de forma iterativa.

Estas pessoas podem ser de diferentes áreas funcionais, possuírem diferentes cargos e estarem em diferentes níveis da estrutura organizacional.

Antes e durante a servitização, ou até mesmo após a operação do PSS, essas pessoas podem assumir diversos papeis, de modo que contribuam para o alcance dos resultados desejados rumo à visão de mudança.

Caso sua organização não tenha as pessoas que atendam ao perfil organizacional previamente definido, pode ser realizada a contratação de novas pessoas. Mais do que isto, a partir do perfil organizacional, podemos definir as estratégias de parcerias que podem ser realizadas ao longo da servitização.

O perfil organizacional será a base para definir a natureza dos envolvimentos das pessoas e responsabilidades na gestão da mudança.

Em uma startup? Caso você esteja formando o seu time de trabalho, já realize a contratação de pessoas que se encaixem no perfil preliminarmente definido. Essas pessoas podem ser treinadas, ao longo do tempo, para ganharem novas qualificações e habilidades.