Criar a Visão de Mudança

Primeiramente, vamos estabelecer a visão de mudança para a servitização.

A visão da servitização é uma descrição do resultado final (o PSS) logo no início do projeto. Mesmo antes de se ter as características do sistema. A visão do projeto surge no início da proposição de valor, quando se define o desafio da servitização (ver capítulo proposição de valor). Ela pode fazer uso de elementos textuais e gráficos para comunicar qual o resultado que se deseja obter com o projeto de servitização.

Ela pode ser caracterizada por algumas propriedades, assim como foi compilado por Benassi em sua dissertação de mestrado (1).

Lembre-se que as atividades de mudança e as de gestão de projetos ocorrem simultaneamente com outras atividades da servitização.

A visão não é simplesmente um plano. É mais do que isto. Ela é diretamente relacionada à estratégia de sua organização, e provê uma direção concreta para a servitização.

Na perspectiva pessoal e organizacional, a visão apoia o desenvolvimento de novos comportamentos, alinhamento das pessoas e inspiração delas em direção ao PSS.

Mas, ressaltamos que a visão de mudança não é necessariamente a mesma coisa que a visão corporativa. Uma visão corporativa é onde se precisa focar para conseguir prosperar. É sobre o futuro de sua organização. Já a visão de mudança é sobre uma mudança específica em grande escala e provê uma figura apelativa do futuro.

A visão do PSS abrange os artefatos e características do sistema, quando em operação. Serve de direcionador e inspirador para que o time possa continuar. Essa perspectiva da visão surge durante proposição de valor.

Os líderes seniores de sua organização são os principais responsáveis por estabelecer a visão de mudança. Delegar essa responsabilidade pode ser um grande risco.

Em uma startup? A gestão de mudanças se aplica parcialmente, apenas, caso você esteja iniciando um novo negócio. A gestão de mudanças parte do pressuposto que uma estrutura e uma cultura já devem estar em operação. Mas, é interessante que a sua startup já inicie com um modelo de gestão com capacidade de adaptação à mudanças, mesmo que já inicie no modelo de negócio de PSS.

Os líderes seniores de sua organização são os principais responsáveis por estabelecer a visão de mudança. Delegar essa responsabilidade pode ser um grande risco.

Elabore uma visão concisa, objetiva e esclarecedora

Para definir a visão de mudança, é preciso que os líderes tenham conhecimento do cenário passado e clareza de qual será o cenário futuro a partir da servitização. Para isto, é ideal que se usem dados relevantes (como dados do negócio, do mercado, previsões, etc.).

Podemos escrever a visão, inicialmente, em um rascunho e depois transcrevê-la de modo que ocupe a metade de uma página. Dedique um tempo suficiente para essa atividade. O tempo requerido dependerá da dinâmica do grupo e da prontidão e participação dos líderes.

Elabore uma visão concisa, objetiva e esclarecedora, permitindo que todos possam compreender o que precisará ser feito para se lançar e operar um PSS no mercado.

DICAS

  • A visão deve motivar as pessoas (principalmente os próprios líderes) a mudarem o mindset em prol da servitização, a agir e caminhar na direção desejada. Ela pode ser ambiciosa, mas deve ser viável e focada no que se deseja alcançar com a sertivização.
  • Elabore uma visão que possa ser comunicada em 60 segundos. Ela deve ser bem fundamentada, mas também pode ter um apelo emocional para que seja compreendida rapidamente por todas as pessoas que estarão envolvidas na servitização, ou que serão impactadas por ela.
  • Seja paciente na definição da visão de mudança. Essa atividade envolve diferentes indivíduos que podem ter diferentes perspectivas de análise dos cenários.