Passo 3) Selecionar atividades e entregas

Estude as diretrizes resultantes da atividade anterior da configuração. Baixe agora do site deste guia a lista de atividades (MAP00.02). 

Selecione quais atividades e entregas devem fazer parte do escopo do seu projeto, com base nas diretrizes e no seu entendimento sobre a atividade. Para isso você deve ler sobre a atividade neste guia.

Se a sua organização já possui a cultura de aplicar alguma uma abordagem de melhoria, mudança ou eliminação de desperdícios, veja quais atividades em comum existem com a metodologia de servitização. Analise quais os métodos que indicamos e aplique aqueles que você tem experiência e são similares, desde que você os considere apropriados. Confie na sua capacidade analítica.

Essa metodologia não é mais uma a ser adotada “religiosamente”. Não estamos propondo algo para “engessar” sua organização. Seja flexível.

O principal critério para selecionar uma atividade é analisar qual a contribuição para o seu resultado final perseguindo a solução do desafio, consistência com a visão, objetivos e as diretrizes resultantes do passo anterior. A condição básica para se selecionar uma atividade é que você tenha conhecimentos para poder realizá-la. Você deve conhecer o método indicado para sua realização. Mas pode utilizar outro método equivalente que seja do seu domínio. Se não possuir esses conhecimentos, peça ajuda a especialistas ou adquira esses conhecimentos por meio do material que indicamos. Se você ainda assim estiver em dúvida se a atividade e/ou entregas são pertinentes ao seu projeto você tem duas opções:

  • Monte um esquema que mostre quais as atividades e entregas que dependeriam dessa entrega que você não sabe se deve selecionar ou não. Por si só você irá concluir sobre a pertinência dessa atividade;
  • Consulte um especialista.

É importante que as informações necessárias para sua condução estejam disponíveis no momento em que você for executar a atividade. Por isso preste bem atenção no encadeamento das atividades em uma WBS, plano ou backlog de projeto.